Pele de Gato

Pele de Gato
Samba Minha Vida

PELE DE GATO RECOMENDA

- Buraco do Galo - Em Oswaldo Cruz, Roda de Samba de primeira comandada por Edinho Oliveira com as maravilhosas Pastoras , ambiente familiar cerveja em garrafa e tira-gostos saborosos,vale apena conferir, todo primeiro sábado do mês - Rua Dna Vicência

- Sambastião - Na Rua do Russel - Glória , Roda de Samba apadrinhada por Ataulpho Alves Jr. acontece aos sábados na praça Luiz de Camões (grátis) horário de 15:00h as 22:00h. Cerveja gelada,caldos e tira-gostos maravilhosos.

- Terreiro de Crioulo - Na rua do Imperador 1075 - Realengo - acontece sempre nos segundos sábados de cada mês , muito partido Alto , Jongo e Sambas de Terreiros, a roda é comandada por Paulo Henrique Mocidade.

- Samba da Ouvidor - Esquina da Rua do Mercado e em frente a Rua do Ouvidor , acontece de 15 em 15 dias aos sábados com início ás 15:00h(confira datas no blog do Samba do Ouvidor)-

Vale a Pena Ver

- Noel Poeta da Vila -Filme contando parte da vida de Noel Rosa. -(Muito Bom)

- "O Mistério do Samba" - Documentário sobre a Velha Guarda da Portela. - (Ótimo)

- Música para os Olhos - Documentário sobre a vida de Cartola. - (Bom)
- Nas batidas do Samba - Documentário sobre a evolução do Samba.- (Ótimo)

- A Elegância do Samba - Documentário sobre a vida de Walter Alfaiate. - (Bom)

"UM SENHOR DE RESPEITO" - SÉRIE PUXANDO CONVERSA

PARTIDO ALTO

CLUBE DO SAMBA

Samba no Buraco do Galo

Pessoal, por mais um sábado estive em Oswaldo Cruz no Samba no Buraco do Galo, o que me fez pensar porque comecei a gostar Samba.
Como alguns sabem nem sempre gostei de samba, na verdade era meio camaleão, já freqüentei baile funk (no começo da adolescência), fui "hippie" e curti Rock and Roll (e gosto até hoje), porém como filho e neto de músicos gosto de todos os ritmos quando bem tocados e com o Samba não poderia ser diferente. Comecei a gostar de Samba um pouco tarde pois na minha mocidade(até parece que já sou velinho rsrsrs) Samba era sinônimo de Raça Negra, Negritude Jr, Soweto(o vocalista era o Belo) e outros conjuntos que de Samba não tinham nada, o que eles faziam e fazem é música mela cueca e para dor de corno(com todo respeito a quem gosta, inclusiva minha filha) . Minha primeira referência de Samba bom foi Zeca pagodinho, Almir Guineto e Jovelina Pérola Negra que meu amigo de escola Mauricinho escutava direto , depois através de amigos de Paquetá (Grupo Muitos Amigos) conheci o Fundo de Quintal, Luis Carlos da Vila e todo aquele pessoal do Cacique de Ramos.

Em Irajá vi e participei pela 1º vez de uma autêntica Roda de Samba que não fosse em Paquetá, foi aí que me apaixonei pelo subúrbio, estávamos eu, Balinha (hoje é meu compadre) e Adriano no Fut Bar(que era do Adriano), de repente do nada (ninguém combinou) foi chegando um com  pedaço de carne e um tantam, chegando outro com lingüiça e um pandeiro,quando dei por mim a rua estava fechada com uma mesa comprida no meio com a rapaziada tocando , churrasco à vontade e mais de 200 pessoas em volta. A partir desta época passei a curtir Samba só que ainda não era um amante incondicional.

Há 07 anos tive um enfarte e pelo o incrível que pareça, minha vida começou novamente e de maneira muito melhor, comecei a curtir coisas que antes havia deixado de lado (por motivos que prefiro esquecer), minha família, meus verdadeiros amigos,  minha esposa (Beth) , minha filha (Marcella ,na época ainda não tinha a Juju) e uma das coisas que redescobri foi o samba, escutei uma música do João Nogueira(Espelho) que ele fez para o Pai e que me fez lembrar da minha história com o meu. Passei a pesquisar a discografia e Biografia do João Nogueira e assim fui ficando curioso e pesquisando outros sambistas, Cartola, Silas de Oliveira, Ismael Silva............... e vários outros , vi muitos vídeos, alguns me chamaram a atenção como os do Clube do Samba na casa do João Nogueira,os de Partido Alto com Candeia e um em especial com Paulinho da Viola numa Roda de Samba na casa do Manacéa (todos estes vídeos estão disponíveis no Pele de Gato), aquilo me fez lembrar de Irajá e Paquetá e me deu uma baita saudade  ,como não se pode voltar no tempo , passei a freqüentar com minha esposa e amigos, algumas Rodas de Samba ,porém eram boas mas não iguais as de Irajá e nem a que tinha visto no vídeo com Paulinho da Viola.
Um belo sábado estava na Portela com a Beth e o Daniel Duarte, primeiro tocou a Velha Guarda,depois Leandro Sapucaí e de final entrou um conjunto que não lembro o nome ,que praticamente expulsou da Portela quem gosta de Samba, pois eles tiveram a coragem (depois de já terem tocados vário melas cueca) de cantar o Rebolation, fomos embora na hora, na saída lembrei que tinha visto um comentário no Site Agenda do Samba & Choro que em Oswaldo Cruz tinha um Samba legal chamado Samba no Buraco do Galo, pedimos informação para um senhor que é da Velha Guarda da Portela e fomos. Chegando no local indicado tive uma grata surpresa, ali estava o que tanto procurava...O VERDADEIRO SAMBA DE RAÍZ CARIOCA,aquele lugar era o passado sendo vivido no presente, meus olhos e meu coração brilharam de alegria,um ambiente maravilhoso ,cerveja gelada, caldos maravilhosos,sardinha frita, o pessoal que toca é muito bom (é tocam com vontade) e o Edinho Oliveira com as Pastoras que são tudo de bom , sem contar que é um espaço democrático onde músicos e cantores que não tem espaço na mídia podem demonstrar seus talentos ,pessoas humildes porém ricas por fazerem parte de um projeto onde se consegue revitalizar o nosso verdadeiro Samba de Raiz que rola na beira do rio e em Oswaldo Cruz conforme música de Mauro Diniz cantada por Beth Carvalho - Depois de Madureira(escutar no Pele de Gato Músicas).
Um salve ao SAMBA NO BURACO DO GALO.