02 DE DEZEMBRO
ARY BARROSO
Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana.
Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 02 de dezembro, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor.
A partir desse acontecimento a data tornou-se um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros.
Atualmente 03 cidades costumam comemorar o Dia do Samba: Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
MARQUINHOS DE OSWALDO CRUZ,WILSON ALICATE E TIA SURICA - RJ
PEDRA DO SAL - RJ
No Rio de Janeiro a festa fica por conta do animadíssimo Trem do samba, o pessoal se reúne lá na Central do Brasil, lota um trem inteirinho e vai tocando e cantando até o bairro de Oswaldo Cruz, onde lá formam-se várias rodas de Samba, os vagões vão sempre lotados e em cada vagão vai um grupo que agita as rodas de Samba do Rio de Janeiro, incluindo grupos com sambistas famosos e locais, outro local que costuma comemorar este dia tão especial e a Pedra do Sal ,primeiro lava-se a Pedra e depois o Samba come solto.
SAMBISTAS SOTEROPOLITANOS - BA
Em Salvador sempre tem grandes shows lá no Pelourinho, com artistas e cantores famosos e com os sambistas locais.
Em São Paulo também tem o Trem do samba que parte da Estação Brás ruma a Estação Guapituba onde seguem para o Centro Cultural Dona Leonor onde a roda é comandada pelo pessoal do Samba de Terreiro de Mauá.
SAMBA DE TERREIRO DE MAUÁ - SP
Se perguntarmos aos gringos o que surge em suas mentes quando pensam na palavra "Brasil", imediatamente eles responderão: "Carnaval, Ronaldinho, Caipirinha e... Samba".
O Samba é um gênero musical rapidamente associado ao nosso país. A animação presente nas rodas retrata a alma do brasileiro. E o dia 02 de dezembro é marcado por ser o Dia Nacional do Samba.
PARABÉNS A TODOS NÓS QUE GOSTAMOS, OUVIMOS E REPRESENTAMOS O SAMBA, QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL DO POVO BRASILEIRO.
UM SALVE AO SAMBA - Abaixo uma pequena homenagem ao Ary do Cavaco grande amigo do Canto Pra Viver Oficina de Samba e Choro, escola que me orgulho em fazer parte.
SÉRIE PUXANDO CONVERSA - TRINTA ANOS DE PARCERIA
ARY DO CAVACO E OTACILIO DA MANGUEIRA
SÉRIE PUXANDO CONVERSA - TRINTA ANOS DE PARCERIA
ARY DO CAVACO E OTACILIO DA MANGUEIRA
DIREÇÃO VALTER FILÉ - ABRIL DE 1999