UMA PEQUENA HOMENAGEM AOS MÉDICOS QUE SALVARAM MINHA VIDA POR ALGUMAS VEZES.
São Cosme e São Damião
Biografia
Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século lll . Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de JESUS CRISTO e pelo seu poder".Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma .Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix lV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Relação com as Religiões Afro Brasileiras
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".
Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados, doces e brinquedos. Na Bahia, as pessoas comemoram oferecendo caruru, vatapá, doces e pipoca para a vizinhança.
A Igreja Católica Apostólica Romana celebra o dia dos santos no dia 26 de setembro.